24.Jun.07
Frases enigmáticas

Era de tarde, num qualquer dia da semana que passou, ia no carro, ouvia o RCP a caminho de algures, como habitual. O que fugiu ao habitual nessa tarde, foi frase solta no éter, a propósito da nova "Lei para a Universidade" (abreviando) pelo entrevistado Aníbal Pinto de Castro</span></strong>, que resumidamente afirmava que hoje os "socratistas" são-no ainda mais que o seu mentor. A frase, vinda de onde vêm, dá que pensar. É que para cúmulo do enigma estes foram comparados com um tempo que o Professor tão bem conheceu, onde nem os próprios "salazaristas" seriam mais "salazaristas" que o seu chefe. Provávelmente porque quem mandava era ele.
Enfim, apenas mais uma frase enigmática, nos tempos que correm.
A reflexão sobre o exacerbar de um seguidismo serôdio implica a existência de uma cartilha. Por onde se aprenda o solilóquio. Que cartilha é usada hoje, desconheço. Mas que deve haver uma cartilha, desconfio.
A da foto é antiga, a folhinha aqui inserta pertence à Cartilha Escolar do então dito inspector do ensino escolar Domingos Cerqueira, e circulava no país em 1912. O seu efeito, embora a exposição fosse diminuta, ainda se faz sentir. Passa de pais para filhos sucessivamente. Herda-se, permanece no fundo do imo.