Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PROSAS VADIAS

PROSAS VADIAS

03.Dez.09

simples pormenor...

 

 

"Na altura de retirar as bolas, eis que quando retirou a bola da França, a actriz exclamou bem alto “Irlanda!”. A piada (ou forma de protesto) provocou o desconforto entre os presentes e Jérôme Valke, secretário-geral da FIFA, não deu grande importância:”Ela disse isso, mas foi só uma piada”, provavelmente, querendo que amanhã, durante o sorteio, Theron não se lembre de repetir a graça.

A actriz, uma das apresentadoras da cerimónia de amanhã, é adepta da selecção da República da Irlanda, afastada do Mundial pela França, com um golo irregular e Thierry Henry, dado que o seu companheiro é irlandês. "

 

Charlize Theron é actriz. Sul Africana. Proveniente da enorme miscelânea de cruzamentos acontecidos num país que em finais do século XX resolveu mudar o curso da sua história. Opinativa. Como bem sabem aqueles que acompanham o percurso cinematográfico da actriz na tela de todas as evasões e de toda as realidades. Em muitos dos filmes que protagoniza surge por vezes irreconhecível. O seu estatuto no  "star system"  americano é algo muito dúbio devido às suas posições e opções, estéticas e não só. Contudo Theron demonstra com esta piada no decurso dos ensaios da cerimónia do sorteio de 4 de Dezembro algo mais que a simples piada. Toma partido perante o desconforto e a corrupção no mundo do futebol. A questão do seu namorado ser irlandês serve para indiciar, tentando disfarçar o sucedido, como se o pormenor fosse o principal motivo da tomada de posição. Mas esse é pormenor que apenas interessa a revistas cor-de-rosa. O namorado podia até ser chinês. A piada e tomada de posição representa muito mais. Representa opinião. E ela sabe que as suas palavras accionaram mecanismos que podem vir a alterar a visão da realidade. O que nos dias que correm  é muito mais importante que tudo o que se possa dizer sobre o futebol ou a nacionalidade do putativo namorado. A escandalosa forma como foi apurada a equipa da França devia obrigar a "tribo do futebol" a reparar os danos provocados pelo anquilosado e corrupto sistema em que sobrevive. Na realidade o lugar da França no Mundial de futebol na África do Sul é, de pleno direito,  da Irlanda, como todos bem sabemos. Se reparamos bem até a equipa portuguesa já sofreu as consequências do  "star system" que rege o sistema futebol. Com muitas probabilidades soou a hora de mudar o rumo nas cúpulas que mandam no chamado desporto mais popular do mundo. Este pode ser até um pormenor, embora existam pormenores que prevalecem.